Ainda há prazo para quem quer ser candidato | Blog do Louremar

domingo, 6 de abril de 2014

Ainda há prazo para quem quer ser candidato

Pessoas que querem ser candidatas a algum cargo eletivo este ano e não deixaram aqueles cargos que ocupam, podem ainda fazê-lo.

É um erro se imaginar que o último dia do prazo para desincompatibilização atinge todos os cargos. A legislação eleitoral permite que alguns cargos sejam ocupados pelos pretensos candidatos até três meses antes da eleição.

É o caso do ex-secretário de Segurança do Maranhão, o agente da Polícia Federal Aluisio Mendes. Ele foi um fracasso como Secretário. Além de não prover planos de segurança para o povo maranhense, ainda viu no ano de 2012 uma até então inédita greve dos policiais militares. Seus comandados tentaram negociar mas não sentiram confiança no posicionamento de Aluisio. Este ano aconteceu novamente a mesma coisa, os PMs e Bombeiros sentaram várias vezes à mesa de negociação e terminaram por fazer nova greve.

Ungido pelo Governo do Estado, Aluisio Mendes permaneceu até quando foi possível, desde que não prejudicasse suas intenções de ser candidato a deputado federal nas próximas eleições. O fato se concretiza no seu afastamento da Secretaria de Segurança perto do final do prazo.

Contudo, Aluisio não ficaria, nem ficará sem receber vencimentos oriundos do dinheiro público. A governadora Roseana o nomeou imediatamente para o cargo de assessor da Casa Civil.  O Diário Oficial publicou sua nomeação e provocou uma certa confusão. Algumas pessoas podem imaginar que o ato oficial evidencia a impossibilidade de Aluisio ser candidato. A verdade é que não, esse cargo está entre os que permitem o afastamento do titular - somente no mês de julho -  para ser candidato.

Clicando no gráfico ao lado, o leitor poderá fazer uma consulta sobre os prazos para desincompatibilização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com