Cultura de Bacabal na pauta | Blog do Louremar

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cultura de Bacabal na pauta





Por: Emanuel de Jesus
Assim como a educação e a saúde, a cultura do país também passa por um processo de organização, ou seja, o sonho de muitos artistas de ver a cultura de seu município independente, com fundo e recursos próprios, falta bem pouco para se tornar uma realidade. Trata-se de um trabalho que vem sendo construído coletivamente com as três esferas (Governo Federal, Estados e municípios) e sociedade civil organizada, com previsão de ser consolidado a partir de 2013.
Em 2005 foi iniciado um trabalho de organização da cultura de Bacabal, uma das primeiras ações foi a criação da Secretaria de Cultura de fato e de direito, dando sequência a realização de conferências e inúmeros projetos como a “Sexta Cultural”, “Arte em Toda Parte (oficinas de formação nos bairros)” e a criação da “Escola de Música com aquisição de instrumentos”, ações que foram interrompidas e que vão além dos eventos de carnaval, aniversário da cidade e São João.
A Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão lançou recentemente a Lei Estadual de Incentivo à Cultura (informações:www.cultura.ma.gov.br ) para apoiar projetos culturais em todo o Estado. É necessário que cada município também crie a sua lei e o fundo de cultura, conjuntamente com o Conselho Municipal de Cultura, porque através desses mecanismos é possível lançar editais de apoio a projetos culturais nas diferentes linguagens artísticas (música, artes cênicas, literatura, artes visuais, entre outras).
Para tanto, é de fundamental importância que a Secretaria de Cultura seja conduzida por um gestor compromissado e alinhado a essa política cultural. Como cidadão e artista bacabalense, acreditamos que a nova gestão do prefeito eleito Zé Alberto fará valer a confiança de milhares de bacabalenses e colocará a cultura de Bacabal na pauta e em seu devido lugar de destaque, pois através da cultura podemos desenvolver uma cidade com seu povo.
_______________________________________
Emanuel de Jesus, é Graduado em Letras com formação em Gestão Cultural. É cantor, Compositor e Conselheiro Estadual de Cultura eleito.

13 comentários:

  1. ESSA ALMA QUER RESA. TÀ BOM JACARÉ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REZA SE ESCREVE COM "Z", E EU CONHEÇO BEM EMANUEL, UMA PESSOA BOA COM MUITA DETERMINAÇÃO NO QUE FAZ.

      Excluir
  2. Que tal estudar um pouco sobre cultura para depois falar da mesma? O texto fala de entretenimento, nao de cultura....

    ResponderExcluir
  3. gostaria de surgerir um grande nome para esta secretaria professora vanusa tem um grande trabalho um projeto lindosem contar q foi uma pessoa q muito contribuiu com nosso prefeito eleito ze alberto tenho certeza q q fara um excelente trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho muito lindo. seria cultura da terceira idade, afinal Bacabal já tem 92 anos. rsrs...

      Excluir
    2. O que isso tem haver com cultura? Peça para ela a Sec do Idoso, da Mulher etc mas pelo amor de DEUS deixe a cultura na mão de artistas

      Excluir
    3. Engraçado, quando ele teve oportunidade preferiu auto beneficiar-se do que atender os anseios dos artistas

      Excluir
  4. Emanuel de Jesus01 novembro, 2012 02:35

    Caro anônimo, posso lhe garantir que esse texto não fala de entretenimento, mas sim de um POLÍTICA CULTURAL que vem sendo trabalhada desde 2005 pelo MINISTÉRIO DA CULTURA junto com os ESTADOS e MUNICÍPIOS, e tenho acompanhado de perto esse trabalho, a prova disso é que fui eleito CONSELHEIRO ESTADUAL DE CULTURA por artistas de todo o Maranhão no II FÓRUM ESTADUAL DE CULTURAL em São Luís. A nossa intenção aqui é CONTRIBUIR com o debate da CULTURA da nossa cidade, por que sou um ARTISTA de BACABAL e principalmente a intenção do texto é divulgar a LEI ESTADUAL DE CULTURA que já está ABERTA para projetos e muitos dos nossos artistas e produtores ainda não tomaram conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. O Emanuel de Jesus é um artista de muita garra e competência, um orgulho pra nossa terra! parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente o texto de Emanuel de Jesus. Além do talento como músico e compositor, ele revela conhecimento e preocupação com os rumos da cultura de sua bela terra natal na nova administração. Parabéns a esse jovem artista bacabalense que num texto claro e objetivo propõe um debate fundamental para qualquer cidade.

    Alan Paiva

    ResponderExcluir
  7. Belo texto do Emaneruel de Jesua, mas palavras se vão e exemplos ficam. Gostaria de pergumntara aos leitores se têm lembrança de quem fundou a Secretaria de cultura e a Escola de Musica? Quem foi a primeira Secretária Cultura? Vamos refrescar a memoria e depois o que aconteceu com a cultura de Bacabal, espero resposta será que vou ter essa resposta, sou leitora assisdua , de já agradeço a oportunidade.

    ResponderExcluir
  8. A SECRETARÍA DE CUlTURA DEVERÁ FICAR COM ALGUEM QUE CAMINHOU DURANTE A CAMPANHA, ABRAÇOU A CAUSA E FEZ POR ONDE ZÉ ALBERTO SE TORNASSE PREFEITO, E NÃO CHEGANDO DE PARA-QUEDAS E LANÇANDO-SE COMO UM BOM NOME à cultura!!!

    ResponderExcluir
  9. Desenvolvimento nas diversidades
    A cultura é Construção de propostas de valor e missão.
    Quem fundou Secretaria de cultura e a Escola de Musica? Quem foi à primeira Secretária Cultura? Vamos refrescar a memoria e depois o que aconteceu com a cultura de Bacabal, espero resposta será que vou ter essa resposta, sou leitora assídua, de já agradeço a oportunidade.
    Sou conhecedora de toda a construção desta Secretaria e acompanhei os avanços de todos os trabalhos como também a valorização dos artistas bacabalense e o avanço cultural que fez diferença, existia muitos projeto e proposta que construíram saberes revelaram talentos, evoluiu com qualidade e tinha participação ativa de diversos artistas bacabalenses e de outras regiões que foi visto como intercambio cultural com uma visão aberta e com missão do saber fazer, do conhecer com estas grandes vias, e com ousadia se desenvolveu vários projeto cultural. E gosto muito do trabalho de EMANUEL DE JESUS sabe fazer com naturalidade.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com