A radiografia da eleição de vereador em São Luis | Blog do Louremar

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A radiografia da eleição de vereador em São Luis


A disputa por uma das 31 vagas na Câmara Municipal de São Luis despertou o interesse de todo tipo de candidatos. Há professores, Administradores, advogados e até astrônomos concorrendo.

No início da campanha, 738 candidatos pré-candidatos pediram o registro da candidatura na Justiça Eleitoral, hoje restam 674 concorrendo, os demais foram indeferidos ou renunciaram ao longo da campanha. Um foi assassinado, Allison Rhobert (PDT), durante um assalto no dia 14 de agosto.

Dos 28 partidos que tem candidatos no pleito, o que mais registrou concorrentes é o PRTB (46 candidatos. Em seguida aparecem  o PC do B e o PSDC ( 45 candidatos cada um) e o PP e PRP (43 candidatos cada um).  O PPL é o menor partido em número de candidatos, apenas quatro.

A categoria profissional que mais tem representantes é a dos empresários, são 52 profissionais que estão concorrendo a uma vaga na Câmara. Professores, dos vários níveis, são 50 candidatos. Apenas um representante dos agrônomos se candidatou, menos do que os astrônomos que tem dois nomes registrados. Almoxarife e Assistente Social também só apresentam um candidato inscrito de cada categoria.

Os candidatos mais novos tem 21 anos de idade, são três: Adriano Aurélio de Menezes Braga e Edvania Batista Araújo, ambos do PRTB e Priscila Ferreira Guimarães, do PPS. O concorrente mais idoso é o ex-deputado Carlos Guterres Moreira (PTB), com 73 anos de idade.  

Dos candidatos que estão na disputa, 252 possuem curso superior completo. Aqueles que informaram possuir curso superior incompleto são 62. O Ensino Médio é o grau de instrução informado por 288 candidatos e o Ensino Fundamental completo foi informado por 42 concorrentes.

As mulheres estão sendo representadas na campanha por 202 candidatas a vereadora da Capital.

Um comentário:

  1. Amigo Louremar faça sua analise os possiveis eleitos vereadores por São Luis,
    grande abraço e parabens pelo blog
    sempre com textos e noticias mto bons..

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com