Ambientalistas denunciam desmatamento nas margens do Mearim | Blog do Louremar

terça-feira, 3 de abril de 2012

Ambientalistas denunciam desmatamento nas margens do Mearim


Uma extensa área às margens do Rio Mearim foi desmatada nos últimos dias. É uma área de perservação permanente (APP) que teve toda a vegetação destruída.

O caso é grave e a Rede de Gestão Ambiental do Maranhão (Regeama) requereu que o Ministério Público tome providências. A degradação ambiental foi registrada em fotos no povoado Volta da Maria Matias a 5 quiolômetros de Bacabal (coordenadas sul.4.25103°, Oeste.44.76335°) e povoado Pinto Viana a 15 quilômetros da cidade, com as seguintes coordenadas (primeiro ponto: sul 4.28256°, oeste 44.74717°; segundo ponto: sul 4.28440°, oeste 44.73985°; terceiro ponto: sul 4.27906°, oeste 4474810°; quarto ponto: sul 4.27445°, oeste 4474856°).


Os ambientalistas pedem que o Ministério Público identifique o responsável pelo crime ambiental e determine em regime de urgência a recuperação integral da área desmatada.

O episódio mostra a situação de vulnerabilidade em que se encontra o Rio Mearim. Não há fiscalização e a causa só é lembrada em época de campanha eleitoral, quando serve de alegoria para os discursos dos candidatos. 


4 comentários:

  1. Louremar,

    Se vc apurar superficialmente o fato vai descobrir que o proprietário da área é do Dr. José Carlos Reis Filho, o nosso renomado oftalmologista e eterno candidato a prefeito de Bacabal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa quem seja o dono do terreno, o que devemos nos conscientizar é que as margens de um rio NÃO PODE SER DESMATADA. As margens do Rio Mearim está sofrendo desmatamento a anos por isso que qdo o periodo chuvosso é forte as inundação ficam piores. CONSCIENCIA BACABALENSES, é o que falta para todos. SALVEM O RIO MEARIM.

      Excluir
  2. ONDE FICA ESSE LUGAR AI LOUREMAR FICA AQUI EM BACABAL ??

    ResponderExcluir
  3. Entre os municípios de Vitória do Mearim e Arari existe um grupo de agricultores do Sul do País que planta arroz em grandes áreas. O problema não é o plantio mas principalmente o desmatamento das margens do rio, e o mais grave, que colocam inseticidas potentes nos canais de irrigação que depois de misturados à água bombeada do rio volta ao próprio rio contaminado as águas de Mearim. Um absurdo em termos ecológicos e ninguém toma providências. Esta secretaria estadual de meio ambiente parece que só serve mesmo pra liberar licenças ambientais duvidosas.Isso é um crime grave que tá acontecendo. Já pensou o quanto isso é prejudicial para a flora e a fauna.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com