Um filme sobre a 'finada Edite' | Blog do Louremar

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um filme sobre a 'finada Edite'

Às margens da Br316, próximo à ponte sobre o rio Mearim em Bacabal, há uma capela. Dedicada à 'finada Edite', como é conhecida, é um local de bastante visitações. As pessoas vão ali para agradecer por graças recebidas. As mais diversas.

A história virou filme. Joab Ricardo e Sônia Maria produziram um roteiro e filmaram um longa metragem que tem o casal Zé Antonio(Costa Filho) e Branca (Nilde Braz) como protagonistas. Eles chegam a Bacabal, saídos da zona rural, em busca da saúde da filha Estefânia. Desenganados por todos, apelam para a religiosidade fazendo uma promessa para a finada Edite.

Joab Ricardo conta a sua motoivação: "Eu procurei contar a história desse mito na região. Todos acreditam que a finada Edite opere milagres. Por isso vemos a sua capela sempre cheia de velas, coroas de flores e objetos que as pessoas deixam em agradecimento pelas graças alcançadas"

Sobre o filme, ele adianta: "é a história de um casal extramemente pobre que só quer a saúde da filha. Mas são desenganados pelos médicos e extremante pobres, passando dificuldades na cidades eles conhecem a face cruel da sociedade e dos políticos onde são enganados e humilhados. Superticiosos eles acreditam que a doença da “faninha” é obra de feitiço e apelam para o sobrenatural. Sem obter resposta o casal apela para a religiosidade fazendo promesssa para a finada Edith que para muitos bacabalenses é uma santa, o final de tudo isso é surprendente".

7 comentários:

  1. MUITO BOM, VOU ESPERAR ANSIOSO, POIS AQUELA CAPELA NA BR 316 SEMPRE DEIXOU CONFUSO, DIZEM QUE ELE MORREU ATROPELADA, NÃO SE É VERDADE. SONIA MARIA SEMPRE INOVA, UMA PROFISSIONAL DE PONTA.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar a grande profissional que é a nossa amiga Sonia Maria, bem como o nosso grande redator Joab, pela grande iniciativa em mostrar em filme um pouco da nossa mitologia, pois para todas as pessoas que tem crença existe um mito chamado Edite, uma Santa que faz milagres a qual não a conheci assim como muitos não a conheceram.Alguem precisava a muito tempo fazer alguma coisa de grande importancia no setor cultural em Bacabal e essa iniciativa de Sonia Maria só engrandece a nossa quase falida cultura. Tenho a mais absoluta certeza que será um trabalho digno de aplausos pela dedicação profissional de Sonia Maria e sua equipe. parabéns garota.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço em nome da MAPE produçoes pelos elogios, sem essa força de vocês seria impossivel concretizar esse trabalho, visto que nossa cultura, como bem frizou R Cavalcante é falida e completamente distorcida(em termos de apoio)sugestões e criticas podem ligar:3621 1866 ou falar com Joab 81083703, valeu!.

    ResponderExcluir
  4. AS PESSOAS DEVERIAM CULTUAR A DEUS NÃO A PESSOAS TIPO ESSA FINADA EDITE,ISSO E UM PECADO,DEVERIAM LER MAIS A BIBLIA LA IRAM VER TODA A VERDADE.

    ResponderExcluir
  5. so esclarecendo ao anônimo ou anônima, o nosso objetivo no filme não é cultuar ninguem, apenas mostrar uma lenda da nossa cidade, inserindo nisso o contexto social em que vivemos,isso é cultura, não alienação,como vemos em muitos contextos religiosos do mais puro fanatismo, além da Biblia, voce poderia ler mais sobre nossa historia que é muito rica e assim descobrir outras verdades, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Quero aqui fazer minha opinião ou sugestão, sobre a FINADA EDITE, sem retardar a HITORIA, pois BACABAL-MA, conhece esse MITO, e quero aqui parabenizar os ATORES deste filme, e também o BLOG DO LOUREMAR, pelo registrar, com muita humildade.
    Ass. Edmilson Moura
    Celular (99) 8123-3244
    Bacabal-MA.

    ResponderExcluir
  7. Carlene Oliveira23 dezembro, 2011 18:46

    Sou bacabalense com muito orgulho, e lembro qdo pequena minha mãe sempre falava da finada Edite, e por várias vezes nos levou para rezar e acender velas em seu túmulo. Portanto parabéns Sr. Joab, pois a Finada Edite faz parte do acervo cultural de Bacabal.Quem viveu conhece.....

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com