O Dia da Diocese de Bacabal | Blog do Louremar

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Dia da Diocese de Bacabal

Chegada de D.Pascásio (segundo da esq. para a direita) a Bacabal Foto: Frei Lucas
Em Bacabal o primeiro dia de novembro é consagrado à Diocese. É feriado municipal em alusão à implantação da Diocese, no ano de 1968.

A Diocese foi criada no dia 22 de junho de 1968. O Frei alemão Pascásio Rettler foi nomeado para a missão de dirigir a nova diocese. Sua sagração como Bispo ocorreu no mês de setembro em Castrop-Rauxel, sua cidade natal na Alemanha. Em novembro, Dom Pascásio chega a Bacabal e toma posse da nova diocese.

Ele permaneceu no cargo até 1990 quando passou o báculo, símbolo da igreja, para Dom Henrique Johannpotter. Em fevereiro de 2000 um brasileiro assume a diocese, é Dom José Belisário da Silva. Ele permaneceu no cargo até 2005 quando foi nomeado Arcebispo de São Luis, o mais alto posto do Clero maranhense.

Hoje a Diocese é dirigida pelo bispo Armando Gutierrez. A Cúria Diocesana está localizada na igreja de Nossa Senhora da Conceição da Porta Aberta, ali também fica a residência Episcopal. 

D.Pascásio passa o báculo para D. Henrique                                  Dom. Belisário                 Fotos: Frei Lucas

Dom Armando recebe o comando da Diocese das mãos de Dom Belisário.  Foto: Frei Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com