A Bíblia sofreu mais de 400 mil alterações | Blog do Louremar

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Bíblia sofreu mais de 400 mil alterações

Por: José Reis Chaves

As Alterações realizadas na Biblia ao longo dos séculos, para adaptá-las às novas doutrinas teológicas, são “um caso muito sério”.

Faz uns três anos, mais ou menos, que uma freira me disse que muitas autoridades religiosas gostariam de escrever para um jornal de grande circulação, talm como é O Tempo, acordando os assuntos desta coluna, mas que não podem fazê-lo pelo seu compromisso de obediência à hierarquia eclesiástica. E acrescentou que a Igreja precisa de indivíduos como eu, que, segundo ela, sabem das coisas, são livres para expô-las de público e tem coragem para isso.

Pode-se dizer que assim como há ditaduras políticas, há também as religiosas. E, ao raiar a liberdade democrática em uma nação, entre as primeiras providencias advindas do novo regime democrático incluem-se os preparativos para que se promulgue logo uma nova constituição, com o objetivo de se aprimorar os direitos consentâneos à cidadania dos seus compatriotas.

Como religião, o Cristianismo não escapou de sua fase ditatorial, quanod certas doutrians teológicas polemicas foram impostas à força pela ala ortodoxa da Igreja apoiada pelo poder temporal. E que é uma das reformas que deveriam ser feitas depois que o Tribunal do Santo Ofício chegou ao fim?

É estranho que certas doutrinas que os critaos eram obrigados a aceitar – sob pena de serem condenados, inclusive à pena de morte na fogueira da Inquisição -, continuem em vigor. Tal como acontece com o fim dos regimes de força, o mesmo deveria ocorrer com as doutrinas religiosas impostas à força no passado, ferindo o direito humano de crer ou não crer naquilo que, reciprocamente, está de acordo ou não com a voz de sua consciência.

E, assim, toda doutrina religiosa que prevaleceu não pela lógica e pela razão, mas por coação, deveria ser revista. Esse é o problema mais grave do Cristianismo.

E as autoridade eclesiásticas sabem disso – e como sabem -, mas nada fazem. Enquanto isso, o cristão anda cada vez mais descrente.

Nunca foi minha intenção desmoralizar a Igreja ou qualquer outra religião. Pelo contrário, até desejo que elas reencontrem o caminho certo do verdadeiro Cristianismo. A verdade é que alguns dogmas polêmicos so são aceitos por pqessoas que não estudam a Biblia, a teologia e a história do Cristianimo; ou então, que os estudam, mas com viseiras, pois que são comprometidas, profisisonalmente, com seu sistema religioso, do qual tiram a sua subsistência.

Mas há havia advertido o Nazareno que não podemos servir a Deus e a mamon (dinheiro).

E o “Apóstolo doS Gentios dizia que ele trabalha para seu sustento, evitando, assim, pesar para seus irmãos. Como sobejamente se sabe, as autoridades religiosas prestam uma obediência cega às que lhes são hierarquicamente superiores. E sua disciplina é tão rigorosa quanto a militar, ou Às vezes até mesmo mais rigorosas do que a dos militares.

Confidenciou-me um padre que Jesus protege de fato a Igreja, caso contra´rio, ela já se teria sucumbido, pois que o clrero e os teólogos cristãos vem fazendo tudo para destruí-la., ao longo dos séculos. E embora eu não concorde totalmente com o renomado teólogo Albert Schweitzer, uma advertência sua incomoda-nos: “Quem é vacinado com o soro da teologia cristã, está imunizado contra o espírito do Cristo”.

Mas o certo é que a Biblia, no decorrer dos séuclos, sofreu várias transformações justamente para que fosse adaptada às novas doutrinas teológicas.

E há pessoas ingênuas que ainda ahcam que a Bíblia é ipsis litteris a palvra de Deus. Segundo o maior biblista do mundo, Bart. D.Ehrman – Ph.D em Teologia em Princeton University, diretor do Departamento de Estudos Religioso da University of North Carolina e autor de O que Jesus Disse? O que Jesus não Disse? (Editorial Prestígio, 2006), a Bibilia tem cerca de 400.000 alterações, o que é um caso muito sério.

__________________________________
José Reis Chaves – teósofo e biblista espírita, é autor de A Reencarnação na Biblia e na Ciencia, A Face Oculta das Religiões (EBM Ed.) e Quando Chega a Verdade (Ed.Martin Claret). O artigo foi publicado na revista 'Espiritismo e Ciência, edição 63.

14 comentários:

  1. realmente e um caso muito serio ! hoje em o que nos vimos nas igrejas e um grande comercio, em todas , eu sou muito crente em Deus mas dificilmente vou a igreja , porque no meu entender so existe um Deus o criador do ceu e da terra , emtao porque varias religioes , essa minha opiniao dveria esistir so uma igreja

    ResponderExcluir
  2. Esses espiritas precisam conhecer verdadeiramente Deus!! Reconhecer e admitir que não existe reencarnação e que um dia todos prestarão contas de seus atos.Quem morre não volta!!!!
    PROVEM ISSO!! É TUDO MENTIRA DO DIABO....

    ResponderExcluir
  3. MARCUS VINICIUS31 outubro, 2011 21:58

    Sempre os espíritas com a tese de que o que está na Bíblia é algo falho, pois foi escrita por ser humano. Porém não sabe eles que aqueles homens receberam inspiração de Deus. Tudo aquilo que está na santíssima escritura é mensagem do criador. A raiva maior dos espíritas é porque a Bíblia em Deuteronômio 18 de 10 a 11 diz: Entre ti se não quem faça passar pelo fogo o seu filho ou sua filha, advinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador de encantamentos, NEM QUEM CONSULTE UM ESPÍRITO ADVINHANTE, NEM MÁGICO,NEM QUEM CONSULTE OS MORTOS; POIS TODO AQUELE QUE FAZ TAL COUSA É ABOMINAÇÃO AO SENHOR, E POR ESTAS ABOMINAÇÕES O SENHOR TEU DEUS AS LANÇA FORA FORA DE DIANTE DELE. PERFEITO SERÁS, COMO O SENHOR TEU DEUS. PORQUE ESTAS NAÇÕES, QUE HÁS DE POSSUIR, OUVEM OUVEM OS PROGNOSTICADORES E OS ADVINHADORES: PORÉM A TI O SENHOR TEU DEUS NÃO PERMITIU TAL COUSA.

    POR FAVOR LOUREMAR, NÃO PUBLIQUE MAIS ESSA BLASFÊMIA, POIS SEU BLOG TEM O CONDÃO DE SER FORMADOR DE OPINIÃO E DESSA FORMA VOCÊ ESTÁ FOMENTANDO ALGO PESONHENTO,PERNICIOSO E NOCIVO À SOCIEDADE. COM ARTIGO DESSA QUALIDADE, ESTAIS PRESTANTO UM VERDADEIRO DESERVIÇO AOS TEUS LEITORES.

    ResponderExcluir
  4. TOTDOS SABEMOS QUE A BIBLIA FOI ESCRITA POR HOMENS UNGIDOS POR DEUS, ENTÃO OS ESPÍRITAS FICAM COM RAIVA PORQUE A PALAVRA DE DEUS DIZ:
    EM DEUTERONÔMI 18 DE 10 A 14 E DIZ:
    Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou sua filha, nem advinhador, nem prognosticador,nem agoueiro, nem feiticeiro;Nem encantador de encantamentos, NEM QUEM CONSULTE UM ESPÍRITO ADVINHANTE, nem mágico, NEM QUEM CONSULTE OS MORTOS;
    POIS TODO AQUELE QUE FAZ TAL COUSA É ABOMINAÇÃO AO SENHOR, E POR ESTAS ABOMINAÇÕES O SENHOR TEU DEUS AS LANÇA FORA DE DIANTE DELE. PERFEITO SERÁS COMO O SENHOR TEU DEUS. PORQUE ESTAS NAÇÕES, QUE HÁS DE POSSUIR, OUVEM OS PROGNOSTICADORES E OS ADVINHADORES: PORÉM A TI O SENHOR TEU DEUS NÃO PERMITIU TAL COISA.

    LOUREMAR, VC ESTÁ PRESTANDO UM VERDADEIRO DESERVIÇO À SOCIEDADE POIS TAL ARTIGO É PERNICIOSO, PESONHENTO E NOCIVO a todos os seus leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou catolica, mas leio muito em relação a todas as religioes, e acredito que antes de julgar esperitas ou seja la qual for a religiao, devemos procurar conhecer o que diz e nao nos fundamentarmos no que o padre e pastor diz na igreja..que mania deste povo de usar a passagem da biblia de acordo com a conveniencia!!

      Excluir
  5. amigos, temos que ir para a igreja com o intuito de rezar e pedir perdão pelos nossos pecados. Porém ficar julgando que igreja A ou B é um comercio ou coisa parecida não dá, até mesmo porque, se essas pessoas estao fazendo o errado Deus esta vendo tudo e eles serão julgados de acordo com os seus erros, devemos fazer somente nossa parte.

    ResponderExcluir
  6. Caro leitor Marcus Vinicius e o leitor que postou o comentário seguinte.

    Espiritismo não é arte de advinhação como querem fazer crer. Estudem antes tudo aquilo que pretendem combater. Se é o caso, estudem o Espíritismo.

    Espíritas não tem raiva da Bíblia. Os estudos são feitos com a Bíblia e sobre o que ali contém. Principalmente o Evangelho.

    O Cristo veio para mostrar que algo na Bíblia não está correto, não deve mais ser aplicado. Veja a lei do 'olho por olho', hoje letra ultrapassada e substituída pelo perdão infinito e irrestrito.

    Sobre a postagem, nao sejam preconceituosos. Estudem a Bíblia com mais afinco e verão que devemos ser caridosos e tolerantes. Estudem também a Constituição e verão que devemos respeitar a liberdade de crença do outro.

    Não temam. Questionar e querer esclarecer as pessoas não é crime. Isso não tirará fieis de nenhuma religião. O importante é ter fé.

    Leio bastante um site totalmente voltado para artigos de ateus. Qual o problema? deixei de acreditar em Deus? Pelo contrário.

    Leiam tudo e façam o discernimento que acharem adequado. Mais pernicioso e nocivo é vermos crianças morrendo por falta de atendimento de saúde, criança morrendo de fome na periferia da nossa cidade. Bem pertinho.

    Como seria bem útil se os leitores do Blog tivessem a capacidade de se indignarem com tal situação. Seriam instrumentos eficazes de aplicação da Palavra justa do Cristo. Combater opiniões e religiões é algo que devemos deixar restrito ao que está escrito nos livros de história no capítulo 'Idade Média'.

    ResponderExcluir
  7. Tantas injustiças acontecendo, coisas realmente PERNICIOSAS, PESONHENTAS E NOCIVAS postadas aqui, não receberam comentários tão preconceituosos.
    Independentemente de crença, todo ser humano merece respeito.
    O blogueiro em questão é uma pessoa altamente eclética em suas postagens. Já tivemos a oportunidade de ler aqui de góticos a convite de festejo pro festejo de Frei Galvão.
    Com relação às várias religiões existentes,
    não devemos jamais querer impor aos outros,
    as nossas crenças e convicções.
    Jesus, quando esteve entre nós, não teve uma religião, no sentido ortodoxo do termo,
    porém deixou-nos as bases para a verdadeira religião: é aquela em que reine AMOR e a CARIDADE.
    Então vamos combinar: respeitemos todas as crenças, pois embora os caminhos sejam diferentes, no final todos levarão ao Criador.

    ResponderExcluir
  8. Acho que existem muitas pessoas que podem sim ser influênciadas por determinados textos. sendo assim, concordo com o Marcus poís a palavra de Deus é que deve ser expandida e devemos estar atento aos ensinamentos da Bíblia. Jesus veio para nos salvar e propor uma nova aliança com os homens caro Louremar e um dos seus ensinamentos foi amar o seu próximo como a si mesmo. independentemente de religião devemos olhar e ler bem toda a bíblia e principalmente ler o novo testamento que é quando é relatada toda a vinda e ensinamentos de Cristo que parece que esse escritor do texto infelizmente ainda não leu....n

    ResponderExcluir
  9. os espíritas apenas são uma versão gnóstica do cristianismo moderno, por isso causa grande furor entre os "crentes", pois há quase dois milênios esta corrente do cristianismo foi banida da igreja primitiva pois de alguma forma atrapalhavam, os seus ideais, seja do ponto exegético seja do ponto político ou mesmo apenas foram afrontados em sua fé.

    ResponderExcluir
  10. Caríssimos, antes de qualquer cometário a respeito de religião, lembrem-se que somos um estado LAICO, e que a intolerancia religiosa é crime previsto no código penal. Não sejamos hipócritas, qualquer que seja a crença, credo ou fé que haja a cima de tudo respeito e unidade, pois Deus está em todo lugar, seja voce catolico, cristão, evangelico, budista, musulmano, espiritista, umbandista, hinduista, candoblecista,messianico..enfim...O amor ao proximo, a caridade, o respeito, a tolerancia, est´em todos os livros sagrados.

    ResponderExcluir
  11. Mas está escrito que, ai daquele que modificar um til ou um i da palavra de Deus,esse com certeza pagará por isso.

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, comentários vindo de protestantes que se intitularam de evangélicos ou de católicos fanáticos...não é de se admirar que a reação sempre seja essa, a de defesa do que acreditam.
    O problema é que cada vez as evidências arqueológicas e outras fontes estão vindo à tona e a máscara do cristianismo vai caindo.

    Parabéns Louremar pela matéria, na nova era que se aproxima, os seres humanos estarão mais evoluidos e livres da ignorância espiritual e intelectual!

    ResponderExcluir
  13. quem afirmou com todas as letras,e de forma clara e precisa,que a biblia sofreu mais de 400.000.000 alterações,e isto é muito serio,foi um grande estudioso,phd em teologia,e diretor de umas das mais respeitadas universidades do mundo,sendo assim é sugerido que pensemos um pouco e deixemos de lado a cegueira do fanatismo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com