Peixe defunto: pescados vindos do Pará pode estar contaminado com formol | Blog do Louremar

terça-feira, 15 de março de 2011

Peixe defunto: pescados vindos do Pará pode estar contaminado com formol

Do: blog do John Cutrim

Uma grave denúncia sobre conservação inadequada de peixes que chegam a São Luís foi informada nesta semana à redação do Jornal Itaqui-Bacanga. Uma pessoa que trabalha no Mercado do Peixe, em São Luís, e que pediu para ter sua identidade preservada, relatou ao jornal que a substância conhecida popularmente como ‘formol’ está sendo utilizada na conservação do peixe tipo ‘pescada’, que chega do Pará aos mercados maranhenses via Mercado do Peixe.

Segundo a fonte, o método começou a ser utilizado há algum tempo. De acordo com o comerciante, a prática não é novidade, já que no Pará, a polícia já investiga a utilização de formol na conservação da carne de caranguejo, vendida no estado e exportada para outros estados.

Já no caso do peixe, a conservação estaria garantindo menos perda a alguns donos de barco, haja vista que a pescada é um peixe altamente perecível, e o uso do formol seria uma forma manter o produto comercializável por mais tempo.

O comerciante disse também que não é tão difícil identificar o peixe conservado com formol, pois segundo ele, a carne é bem mais consistente do que o normal, e no cozimento, quanto mais tempo demorar, ela vai ganhando um aspecto borrachudo, ao invés de amolecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com